domingo, 15 de novembro de 2015

Sistema do Grupo Pão de Açúcar usa big data para fidelizar clientes

12/01/2015 19:07
FONTE: REVISTA EXAME.COM
Representantes do Grupo Pão de Açúcar apresentaram nesta segunda-feira, durante um painel na feira National Retail Federation Big Show, o novo sistema de relacionamento do Clube Extra. Voltada para clientes, mas também ligada a fornecedores, a ferramenta se aproveita do big data para “criar” ofertas e tentar gerar fidelização à marca.
O programa foi lançado há cinco meses e relaciona os consumidores com seus produtos favoritos. As informações vêm do banco de dados do sistema Cliente Mais, criado anteriormente para a rede de supermercados Pão de Açúcar, e estão integradas aos fornecedores – que escolhem que tipos de promoções podem oferecer aos consumidores interessados.
No exemplo citado no painel, um grupo de clientes deixa de frequentar os mercados da rede. Para trazê-los de volta, o sistema acessa o banco de dados e descobre que todos eles são fãs de uma marca de refrigerante. Assim, começa a oferecer cupons de descontos para que voltem à rede para comprar a bebida – mais ou menos como fazem os sites com seus anúncios personalizados.

Segundo comunicado enviado pela consultoria da empresa, a GS&MD, os associados ao programa de fidelidade do grupo já passaram dos 5 milhões. O número representa uma bela base de informações, que ajudam na organização desse tipo diferente de promoções.

Comentário do grupo:
A noticia sobre tecnologias de sistema da portal online da revista Exame, retrata o caso do Grupo Pão de Açúcar, em que este utiliza de uma extensa pesquisa de marketing e principalmente de big data para atrair antigos clientes e fideliza-los.
                        Para isso, criaram um novo sistema de relacionamento que é essencialmente voltado para clientes e fornecedores, este faz uma relação entre os consumidores e seus produtos favoritos, assim de forma integrada, os fornecedores são informados e escolhem os tipos de promoções oferecidas a tais consumidores interessados. O movimento do grupo lançado há 5 meses, está sendo bem aceito pelos clientes, uma vez que os associados ao programa passaram dos 5 milhões , tal numero exibe uma ótima base de informações que auxiliam na organização de diversas promoções.
                        É evidente que para elaborar tal plano de ação os especialistas da área de marketing e comunicação do Grupo Pão de Açúcar, já realizaram inúmeras pesquisas de mercado. Tais pesquisas são projetos específicos e são guiadas pelo objetivo final, que pretende identificar problemas, oportunidades e indicar caminhos que reduzam as incertezas do negócio em questão e influencie boas decisões. Para executa-las é necessário comprometer-se a diversos passos, como: identificar o problema, desenvolver um plano de pesquisa, pois esta pode ser quantitativa, isto é, mais rápida impossível para não aborrecer o cliente; qualitativa, a qual deve ser feito um estudo para saber quais perguntas devem ser feitas; escolher se irá usar primar data ou secundar data; como tais dados serão coletados; o público alvo; tempo; se a pesquisa pretende ser correta ou exata; posteriormente os dados devem ser coletados, analisados e enfim os resultados serão apresentados. Esse processo é um método básico de realizar pesquisas de mercados, para ir mais a fundo e possivelmente conquistar de melhor forma seu cliente potencial é necessário utilizar da técnica do Big Data, como o Grupo Pão de Açúcar fez.
                        O recurso de Big Data criado em 2001 é um termo que engloba conjuntos de dados grandes ou complexos que os meios anteriores não eram capazes de suportar.  O termo pode ser definido por três Vs: Volume, Velocidade e Variedade. A questão do volume de dados foi resolvida pelo Big Data, pois este analisa e assim determina a relevância entre os grandes volumes de dados e cria valor a partir de tal relevância. A velocidade significa que tão rápido os dados estão sendo produzidos os mesmos devem ser tratados com rapidez para atender a demanda. Por fim, variedade, pois os dados atualmente possuem diversos formatos, mas precisam ser incluídos nas analises e nas tomadas de decisões das empresas. Assim, o termo simplesmente auxilia na realização de uma análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para então, extrair valor de dados. Esse, baseia-se no conceito de que  quanto mais a precisão nos dados melhor  e mais confiantes serão as tomadas de decisões, e estas representam maior eficiência operacional, redução de risco e  eventualmente redução de custos.
                        Por fim, percebe-se que a ação de marketing do Grupo Pão de açúcar foi muito bem feita, uma vez que utilizou de todos os atributos do Big Data, para lançar uma campanha precisa que encontra o que cada cliente gostaria de comprar, ou eventualmente ser lembrado que aquele mercado possui e com um preço mais em conta, reduzindo o risco de suas ações e reduzindo o custo de campanhas gerais, visto que estão realizando campanhas precisas e individuais para cada consumidor.

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